Skip to main content

Tecnologia digital: qual sua importância para plataformas de crédito?

Muitas instituições financeiras ainda usam ferramentas convencionais, que podem gerar mais custos e pouco retorno. Porém, com os avanços na tecnologia — principalmente da cloud computing — o cenário devia ser outro.

A tecnologia digital permite que uma plataforma de crédito, por exemplo, seja altamente escalável e gere menos gastos para a empresa simplificando o processo.

Ao investir em plataformas de crédito otimizadas, o time foca no core business da empresa e deixa de lado manutenções, atualizações e outros procedimentos que sistemas tradicionais exigem.

Por isso, se você tem uma instituição financeira e quer saber como alavancar suas operações de crédito com a tecnologia digital, acompanhe o conteúdo na íntegra.

Boa leitura!

O que é tecnologia digital?

A tecnologia digital é um conjunto de inovações voltadas para o mundo virtual, que podem favorecer diferentes públicos.

O desenvolvimento de uma rede social inovadora pode se encaixar nesse perfil. Em contrapartida, um sistema de crédito online, com integração em diferentes máquinas, também faz parte desse grupo.

O conceito pode abranger tanto serviços voltados para pessoas físicas como pessoas jurídicas. Para empresas é comum a criação de sistemas que favoreçam, de alguma forma, a execução do serviço realizado no dia a dia.

A tecnologia digital também pode estar presente em pequenos detalhes, como em uma transferência bancária pelo celular, na análise de crédito em poucos minutos ou mesmo no disparo de mensagens com avisos sobre prazos e outros informes.

No mercado de crédito muitos negócios estão investindo em sistemas de crédito SaaS (Software as a Service), que garantem mais escalabilidade e menos custos.

Quais os benefícios da tecnologia digital?

De acordo com pesquisa conduzida pela Harvard Business Review (HBR) Analytics Services em nome da Apptio, 62% dos líderes de negócio disseram que investir em tecnologia digital para acelerar a entrega de novos aplicativos e/ou produtos de negócios é uma das principais prioridades para o futuro próximo.

O número expressa o quanto os empresários estão a fim de melhorar os seus negócios e deixá-los cada vez mais atraentes para o consumidor.

No ramo de crédito, muitas empresas ainda são tradicionais em relação aos sistemas que usam. É comum ver data-centers sobrecarregados, pouco escaláveis e que geram um alto custo para as empresas.

Plataformas de crédito online, que permitem salvar tudo na nuvem, podem ser a solução para essa questão.

Na Onidata, por exemplo, além de ter um sistema SaaS, as empresas ainda contam com os seguintes benefícios:

Autoatendimento online

Em vez de ocupar um profissional para fazer o atendimento online, a plataforma de crédito da Onidata permite que os clientes façam simulações, renegociações e outras ações com um sistema automatizado.

Dessa maneira, com a adoção dessa tecnologia digital, a comunicação da empresa se torna mais ágil e eficaz. O consumidor pode solicitar as principais informações relacionadas ao seu crédito, sem a necessidade de buscar atendimento telefônico ou mesmo ir presencialmente até a uma unidade.

Processamento 100% em cloud computing

Além disso, sistemas de crédito atuais investem em cloud computing. Isso significa que não é necessário usar data-centers locais, que ocupam muito espaço e geram gastos para o empresário.

Nos dias de hoje, o processamento dos dados na nuvem garante não só planos escaláveis — de acordo com o espaço que sua empresa precisa — mas também segurança das informações mais sensíveis.

Para plataformas de crédito, que lidam com inúmeros documentos todos os dias, essa é uma solução extremamente importante.

Facilidade de incorporação de novos produtos

A tecnologia digital visa também facilitar a inserção de novos produtos sem a necessidade de contratar desenvolvedores e outros profissionais. A intenção é viabilizar a ferramenta e deixá-la didática para uso.

Se for necessário disponibilizar uma nova modalidade de crédito, por exemplo, as novas plataformas online disponibilizam todas as funcionalidades em APIs que facilitam a integração  e a ativação do serviço.

Muito além da plataforma de crédito, os sistemas também são otimizados para outras demandas. A tecnologia digital é uma facilitadora que traz novas ferramentas com ótimas didáticas.

Funcionalidades em APIs e white label

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre a possibilidade de integrar em APIs. Mesmo que seu negócio de crédito já tenha um sistema maduro construído, as novas plataformas de crédito digital  aderem aos seus sistemas e funcionam como um complemento.

Existem também plataformas que funcionam como “white label”, ou seja,  você contrata  a plataforma de um  fornecedor de TI, coloca a sua marca e pode usar e divulgar como se fosse uma solução própria.

Tecnologia digital em destaque no setor financeiro

O investimento tecnológico em diferentes áreas tem trazido muitos benefícios para o mercado. Plataformas de crédito que antes eram convencionais, com funcionalidades enrijecidas, agora podem se atualizar e aproveitar os recursos de sistemas modernos.

Para empresários do ramo financeiro, a tecnologia digital trouxe alguns benefícios, como:

  • Atendimento 100% automatizado e online,
  • Sistemas armazenados na nuvem,
  • Integração e incorporação de novos produtos com mais facilidade;
  • Entre muitos outros.

Na Onidata, você pode contratar um sistema completo para sua instituição financeira, com recursos importantíssimos de crédito. Além de ser uma plataforma segura e totalmente construída em SaaS, ela oferece diversas funcionalidades para a empresa.

Para saber mais, clique aqui e conheça sobre a Onidata!