Skip to main content

Importância das plataformas SaaS white label para o mercado financeiro

Segundo o relatório Inside Fintech desenvolvido pela Distrito, o Brasil possui uma das maiores concentrações bancárias do mundo. Não é à toa que, o número de fintechs criadas em território nacional passou de 503 startups financeiras em 2018  para 1.158 fintechs em 2021.

Mas por que a quantidade de fintechs cresce tanto apesar da forte concorrência já estabelecida?

O Brasil ainda é um país que apresenta inúmeros gaps relacionados aos serviços financeiros e seus muitos nichos. Este fator, somado às burocracias e regulamentações típicas do país e do setor, torna o desenvolvimento de novas tecnologias, experiências, produtos e serviços muito mais complexo.

E as startups  de infraestrutura de TI focadas no mercado financeiro surgem como uma excelente alternativa para instituições financeiras tradicionais ou até mesmo outras fintechs. Por meio destas parcerias, benefícios como infraestrutura white label, plataformas SaaS (Software as a Service)  e APIs, a criação de novos negócios fica muito mais fácil, ágil e com custos e dores de cabeça reduzidos.

No post a seguir, falaremos um pouco mais sobre esta nova tendência do mercado financeiro e como ela tem facilitado a criação de novos serviços para nichos, principalmente  para os produtos de  crédito pessoal, consignado, CDC (crédito direto ao Consumidor), capital de giro e desconto de recebíveis. Acompanhe!

Um pouco mais sobre as fintechs

O mercado de fintechs no Brasil está em amplo crescimento e as fintechs são uma das áreas que mais se desenvolve no mundo. Segundo o Inside Venture Capital Brasil,   as fintechs brasileiras receberam mais de US$ 1,78 bilhão em aportes no último ano.

Um dos principais motivos dessa expansão é que o Brasil é um território extenso com uma população muito heterogênea. Outro fator é que o país conta com uma população enorme de desbancarizados que, apesar de ter diminuído muito durante a pandemia com a aceleração da transformação digital, ainda engloba mais de 16 milhões de brasileiros sem conta bancária

Além disso, muitos nichos de mercado ainda oferecem serviços obsoletos, demorados ou que ainda não se tornaram digitais. Ou seja, ainda existem muitas oportunidades a serem exploradas, e uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de parcerias entre techfins (empresas de tecnologia especializada no mercado financeiro) e bancos e até mesmo techfins e fintechs.

Por que a parceria com fintechs é tão vantajosa?

Como dissemos até aqui, o surgimento rápido de novas fintechs gerou um movimento de parcerias entre instituições financeiras e fintechs menores que atendem nichos específicos de mercado. Este cenário tem sido muito positivo, mas ainda existe um grande desafio tecnológico relacionado à integração de diferentes tecnologias, porque muitos sistemas ainda não estão construídos em APIs, em especial os sistemas de back-office.

Como resolver uma questão tão importante como esta?

Muitas fintechs buscaram startups de tecnologia, com plataformas de crédito white label com toda a infraestrutura de software e hardware no modelo SaaS, como solução para seu negócio e  para oferecer aos seus parceiros.

Para quem busca este tipo de parceria, as vantagens são enormes:

  • Agilidade na criação e oferta de novos produtos e serviços financeiros;
  • Mitigação dos problemas relacionados ao desenvolvimento da tecnologia e adequação à regulamentação brasileira
  • Redução de custos com arquitetura, desenvolvimento e contratação de talentos dedicados à área de TI, entre outros.

Como as plataformas white label beneficiam a área de crédito?

Antes de mostrarmos o poder disruptivo que a infraestrutura white label pode oferecer ao mercado de crédito, vamos fazer um panorama da área.

Desde o começo da pandemia, o governo federal desenvolveu alternativas para ajudar a população brasileira a lidar com os prejuízos da crise. Segundo a reportagem do  Valor Investe (28/05/2020), o Brasil foi um dos poucos países do mundo em que o crédito cresceu na pandemia, aumentando em até 10 vezes se compararmos aos períodos normais.

No início de 2021, a expectativa era de que, no decorrer do ano, a procura por crédito permanecesse em alta de 7,3% em comparação com 2020. Porém, segundo a reportagem da Economia Uol (8/03/2021), fatores como piora da pandemia, vacinação lenta e economia em declínio têm feito com que a população evite a concessão de crédito como forma de fugir do endividamento.

Independente da busca por concessão de crédito ser inferior ao esperado inicialmente, este ainda é um nicho que ainda precisa de muito investimento para ser melhor aproveitado.

As instituições financeiras que ainda não contam com plataformas SaaS e integração de soluções por APIs acabam sendo obrigadas a desenvolver a própria infraestrutura para cuidar do banco de dados e versionamento nas máquinas.

Além disso, muitas outras dificuldades acabam diminuindo a agilidade e oportunidade de criação de novos negócios, entre elas:

  • Sistemas com instalação local geram custos e demandam tempo para executar todas as atualizações. O que acontece é que os clientes, muitas vezes, acabam ficando com uma versão própria desatualizada pela dificuldade em implantar novas versões;
  • Criação de satélites para atender novas funcionalidades usando sistemas antigos. Apesar de ser uma alternativa, esta estratégia gera um custo alto para quem desenvolve a tecnologia;
  • Dificuldade de integração para incorporação de novos produtos nas fintechs parceiras e nos marketplaces, entre outros.

Vantagens das plataformas SaaS white label para o mercado de crédito

Como ficou claro até agora, o mercado de crédito já demonstra um grande potencial de expansão no curto prazo. A boa notícia é que empresas de tecnologia já oferecem sistemas multifinanceiros para trabalhar com fintechs parceiras.

Algumas destas plataformas são completas e  atendem do front-end ao back-office, com  todas as funcionalidades sendo chamadas por  APIs, com baixo custo de processamento, total segurança, atendendo as exigências do Banco Central e preparadas para suportar grandes volumes de dados.

Quer entender como usar este serviço? Entre em contato com a Onidata e entenda de que forma podemos ajudá-lo!