Skip to main content

Crédito Pessoal: quais as vantagens de usar o FGTS como garantia?

Quer oferecer crédito pessoal com mais segurança para sua instituição financeira? Então, talvez, a solução seja fornecer empréstimo com o FGTS como garantia.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma iniciativa criada pelo governo federal que proporciona uma reserva financeira para o trabalhador. No entanto, esse dinheiro pode ser sacado em determinadas situações.

Sendo assim, elaboramos este artigo para explicar qual a relação entre a concessão de crédito pessoal e o FGTS e quais são as vantagens dessa modalidade para o estabelecimento bancário. Saiba ainda o que fazer para ser capaz de oferecer o serviço de crédito pessoal com esse tipo de garantia online. Boa leitura!

Qual a relação entre a oferta de Crédito Pessoal e o FGTS?

De acordo com os dados disponibilizados pela Serasa Experian, em setembro de 2021, a busca por crédito cresceu 14,2% entre os trabalhadores que ganham de R$500 a R$1.000 por mês, em comparação com o mesmo período de 2020.

Esse aumento indica que um maior número de pessoas precisa recorrer a modalidades de empréstimos para conseguir cobrir despesas, dívidas e emergências.

Entre essas, encontra-se o crédito pessoal, uma alternativa em que a instituição bancária concede uma quantia financeira para um determinado indivíduo.

Para garantir os lucros, o estabelecimento cobra juros mensais como forma de compensação pelo empréstimo. Além disso, é importante buscar estratégias que reduzam a probabilidade de inadimplência.

Sendo assim, uma boa opção para assegurar a segurança do pagamento é optar pelo crédito pessoal com o FGTS como garantia. Veja como funciona essa modalidade.

Crédito Pessoal e FGTS como garantia: como funciona?

Para a modalidade de crédito pessoal com garantia do FGTS, existe a possibilidade do trabalhador optar pelo saque de aniversário. Nesse caso, a Caixa Econômica disponibiliza uma tabela com os valores à disposição para saque a cada ano futuro.

Com base nisso, o colaborador pode recorrer ao banco ou instituição financeira que oferece esse sistema de crédito e solicitar a antecipação dos valores que seriam recebidos apenas em datas futuras.

Desse modo, o trabalhador não precisa ficar esperando para ter acesso à quantia em dinheiro que necessita, podendo obtê-la no curto prazo com uma taxa de desconto. Isso porque a entidade financeira consegue oferecer crédito com custo mais baixo por ter a garantia de recebimento dos valores da Caixa Econômica.

No entanto, existem vários benefícios para a instituição concedente em optar por aceitar o saque de aniversário do FGTS. Confira no próximo tópico!

Quais são as vantagens da concessão de Crédito Pessoal com garantia FGTS?

Veja os principais pontos positivos de oferecer crédito utilizando o Fundo de Garantia.

Maior Segurança

A primeira vantagem é a segurança proporcionada pelo crédito pessoal com FGTS em garantia para a instituição financeira.

Afinal, uma das maiores dificuldades para os bancos e outros estabelecimentos ao concederem empréstimos é o receio do indivíduo não efetuar os pagamentos.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizada no mês de junho de 2021, o primeiro semestre do ano fechou com 69,7% das famílias brasileiras endividadas e 10,8% no aumento de inadimplentes.

Então, as entidades ofertantes de crédito realmente precisam ficar alertas quanto aos possíveis casos de inadimplência e  buscar soluções que assegurem a quitação da dívida adquirida.

Pensando nisso, quando o trabalhador oferece o saldo de FGTS para obtenção do empréstimo, a instituição financeira não precisa ficar preocupada. Afinal, ela obtém a segurança do pagamento, com o valor sendo debitado diretamente do Fundo de Garantia, sem necessidade de cobrança de parcelas mensais.

Mais Agilidade

Outro benefício de aceitar o saque de aniversário do FGTS como meio de garantia é que isso vai propiciar mais agilidade ao processo de concessão de empréstimo pessoal.

Afinal, em muitos casos, a aprovação de oferta de crédito é um processo burocrático e demorado, que exige a análise de vários dados, como:

  • Informações cadastrais: nome, estado civil, idade, profissão, escolaridade, local de moradia, entre outros;
  • Score de crédito: diagnóstico dos hábitos de consumo e pagamentos do solicitante;
  • Restrições no nome: análise de dívidas e outras pendências financeiras;
  • Renda: avaliação de qual a real capacidade de pagamento do cliente.

Por outro lado, com o uso do FGTS como garantia, a análise da aprovação é simplificada, já que não é preciso investigar tantos detalhes para determinar a quantia a ser concedida e o grau de risco.

Na realidade, quando o trabalhador solicitar o crédito pessoal, o banco já saberá exatamente qual o valor em questão e a data em que estará disponível para a instituição.

Assim, a conclusão do processo será mais rápida e isso contribuirá para maior satisfação do cliente, aumentando a probabilidade de ele voltar a fazer negócios com o seu estabelecimento.

Melhores condições

Outro fator positivo de aceitar o FGTS como garantia para concessão de crédito pessoal é a oportunidade de fornecer melhores condições de pagamento.

Para o trabalhador, as taxas de juros da antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia são bem menores do que outras modalidades de crédito pessoal.

Ademais, também não será necessário pagar parcelas mensais, que comprometem parte do seu salário e poderiam afetar negativamente o seu orçamento.

Então, ofertar crédito com FGTS como garantia é uma forma de atrair e fidelizar clientes para a instituição financeira.

Como a Onidata pode auxiliar na oferta de crédito pessoal?

A Onidata é uma plataforma digital que pode ser utilizada pela sua empresa para proporcionar a contratação do serviço de crédito pessoal de modo totalmente online, facilitando o processo.

Para isso, as integrações são realizadas por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicações), que permitem a comunicação entre aplicações diferentes. Dessa forma, todas as etapas de concessão de crédito permanecem conectadas.

Vale ressaltar que o uso de APIs pode trazer benefícios para sua empresa diante da modernização do sistema financeiro, já que o Open Banking vai utilizar esse método para o compartilhamento de dados.

Em resumo, a concessão de crédito pessoal com FGTS como garantia proporciona mais segurança para a instituição financeira e, ao mesmo tempo, permite maior agilidade para finalização do processo e melhores condições para o cliente.

Então, que tal oferecer essa modalidade de crédito? Saiba como a Onidata pode ajudar seu negócio a fazer isso!