Skip to main content

Crédito Pessoal para assalariado: como uma plataforma digital pode ajudar?

Oferecer diferentes tipos de crédito pessoal para o trabalhador assalariado é muito importante para a instituição se manter à frente no mercado financeiro.

No entanto, antes mesmo de querer oferecer vários tipos de crédito, é necessário que a instituição saiba como facilitar a jornada de concessão nas diferentes modalidades e pelos diversos canais.

Uma forma de facilitar a jornada de concessão é investir em tecnologia digital. Principalmente em soluções SaaS (Software as a Service), que possibilitam o acesso remoto às funcionalidades, e sistemas White Label, que funcionam com APIs e que entregam flexibilidade para a financeira trabalhar com a sua própria marca.

Quer saber como usar uma plataforma digital para entregar diversas modalidades de crédito ao assalariado? Veja neste artigo quais são os principais tipos de crédito, e como a sua financeira pode facilitar a jornada de concessão de crédito com o apoio da Onidata!

Conheça os principais tipos de crédito

Antes de mostrarmos como uma plataforma digital pode ajudar a sua instituição financeira, é importante explicarmos quais são as principais modalidades de crédito e como elas funcionam.

1. Adiantamento Salarial

O adiantamento salarial é um benefício que as empresas oferecem aos seus colaboradores, caso estes optem por receber uma parcela do seu salário antecipadamente.

O valor máximo para adiantamento é 40% do salário integral do mês, e o benefício só pode ser solicitado pelo próprio empregado no departamento pessoal da empresa.

O adiantamento salarial pode ocorrer por meio das seguintes formas:

  • Vale: é concedido mediante a solicitação do assalariado, podendo ser feito por depósito bancário ou dinheiro em espécie;
  • Convênio: é concedido por meio de um cartão, em que o colaborador pode pagar uma série de despesas dependendo do convênio contratado pela empresa;
  • Política de adiantamento: o pagamento é concedido duas vezes ao mês ao assalariado;
  • Salário sob demanda: a remuneração é feita de forma proporcional aos dias trabalhados.

2. Crédito pessoal com garantia FGTS

O crédito pessoal com garantia FGTS é uma modalidade que permite que as pessoas antecipem até cinco anos do saldo do seu Fundo de Garantia no mês do seu aniversário.

Esse tipo de crédito tem juros baixos e não possui parcelas mensais porque os valores são descontados diretamente da conta do FGTS do assalariado. Ou seja, é uma alternativa interessante para a instituição financeira oferecer, já que tem a garantia de receber o valor.

Há várias formas de oferecer um crédito pessoal com garantia do FGTS. Veja como funciona uma Plataforma Digital para Empréstimo com Garantia FGTS

3. Consignado Privado

O Consignado Privado é um tipo de crédito no qual as empresas privadas fecham parcerias com instituições financeiras, a fim de disponibilizar aos colaboradores empréstimos com taxas mais baixas.

Aqui o valor máximo das parcelas não pode ser maior que 30% da renda líquida do assalariado. Ou seja, se um trabalhador receber um valor líquido em folha de R$ 2.500 por mês, por exemplo, as parcelas mensais não podem ultrapassar R$ 750,00.

Como no Consignado Privado as parcelas são creditadas diretamente na conta corrente do assalariado, a empresa só fica responsável por repassar o valor para a instituição que liberou o crédito.

Como a financeira pode facilitar a jornada de concessão de crédito

Oferecer os diferentes tipos de crédito pessoal para o assalariado é interessante para a financeira porque as taxas são mais baixas e existe maior garantia no crédito. A questão, agora, é descobrir como facilitar a jornada de concessão nas diferentes modalidades e nos diversos canais de atendimento.

Como mencionamos, uma excelente alternativa está em investir em tecnologia digital. O uso de APIs permite a integração com a folha de pagamento, o que facilita os descontos e ajuda no controle de margem para a empresa conveniada e para o controle da financeira.

Já o uso de uma plataforma SaaS White Label, que possui conexão com as principais averbadoras de mercado e que entrega um sistema responsivo, pode proporcionar flexibilidade para a instituição trabalhar com a sua marca de qualquer lugar ou dispositivo (desktop ou mobile).

A Onidata é uma empresa de tecnologia que entrega soluções para atender as instituições financeiras, os bancos, as fintechs e FIDCs que atuam no mercado de Consignado Privado, Consignado Público, Crédito Pessoal, CP com garantia FGTS e CDC. Todos os sistemas estão em APIs, com a visão open banking, e trabalham com o modelo SaaS para otimizar o acesso às funcionalidades e facilitar a jornada de concessão de crédito.

Você já pensou em ter uma plataforma com diferentes opções de crédito para assalariado com garantia? Converse com a equipe da Onidata para saber mais detalhes sobre as soluções!