Skip to main content

“Buy now, pay later”: como implementar o CDC digital em seu negócio?

Você oferece o CDC Digital como meio de pagamento para os seus clientes? Já pensou em fazer isso?

De acordo com os dados da Forbes, o “Buy now, Pay later” está se tornando cada vez mais popular, principalmente, entre o público mais jovem. Nos Estados Unidos, na geração Z, o número de adeptos cresceu de 6% em 2019 para 36% em 2021 e para a geração Y o aumento foi de 41%.

Isso demonstra o quanto a tecnologia está influenciando todas as áreas de nossas vidas, inclusive o modo de comprar e vender. Por isso, com o objetivo de garantir que o seu negócio não fique ultrapassado é importante conhecer as tendências do mercado.

Entre essas, encontra-se o “Buy now, Pay later”. Mas, afinal o que é isso?  Como funciona? Quais são as vantagens de oferecer esse serviço para o cliente? Confiras as respostas durante a leitura deste artigo!

“Buy now, pay later”: o que significa?

O termo Buy now, pay later (BNPL), em português, “Compre agora, pague depois” refere-se a um modelo de financiamento conhecido como “Crédito Direto ao Consumidor” (CDC).

Nesse caso, existe a possibilidade de financiar a compra de bens ou serviços pagando prestações mensais por meio de um CDC digital.

Afinal, muitas vezes o consumidor deseja adquirir um produto de valor mais alto, porém não possui condições de pagar a quantia total de uma única vez e prefere optar pelo parcelamento da compra.

Nessa circunstância, um dos meios mais comuns utilizados para o pagamento é o cartão de crédito. Mas nem sempre o cliente possui limite disponível para garantir a obtenção do item.

Além disso, mesmo possuindo o valor à disposição, pode ser que a pessoa queira deixar o saldo livre para uso em situações emergenciais. Por isso, não pretende fazer uma compra de valor alto e de longo prazo no cartão.

Assim, uma solução para proporcionar as compras parceladas para o cliente é a oferta do CDC digital. Veja no próximo tópico como é o funcionamento dessa modalidade.

Como funciona o CDC digital?

CDC digital é um modo de oferecer financiamento aos consumidores. Em geral, para tornar isso possível, a loja online não precisa criar um sistema de crediário próprio, já que o cliente pode receber o crédito por meio de uma fintech parceira do e-commerce.

A tecnologia por trás do CDC digital é o uso de APIs (Interface de Programação de Aplicações), que são um conjunto de regras que possibilitam a troca de informações entre plataformas diferentes por meio de protocolos.

Ou seja, as APIs garantem a comunicação eficaz e segura entre a loja e a fintech. Além disso, viabiliza o uso do CDC Digital como mais uma opção de crédito para diversos canais, como:

  • Marketplaces;
  • Aplicativos;
  • Ponto de vendas;
  • Entre outros.

Para disponibilizar esse método de pagamento para os clientes, não é necessário que a própria organização faça o desenvolvimento da aplicação, já que existe a opção de contar com o auxílio de uma plataforma White Label.

Ou seja, é possível contratar uma tecnologia de SaaS (Software como Serviço) disponibilizada por uma empresa de TI como por exemplo, a Onidata, e adaptar os recursos às necessidades de seu negócio.

No entanto, quais vão ser as vantagens de implementar o CDC Digital para o seu empreendimento? Confira!

3 benefícios que o CDC digital traz para o seu negócio

Será que usar o CDC digital é realmente vantajoso para a empresa? Confira 3 benefícios que o negócio pode alcançar com a ampliação de métodos de pagamento no ambiente online.

1- Melhor experiência de compra

É verdade que há empresas que efetuam vendas por meio do crediário. Mas, muitas vezes, essa opção só está disponível para o pagamento em lojas físicas.

Porém, com o uso do CDC digital, o cliente pode efetuar suas compras totalmente online, visto que a análise, aprovação e assinatura do contrato são realizados virtualmente e todo o processo é integrado entre a financeira, ponto de venda, marketplace, aplicativos e sites.

Assim, para o usuário há maior comodidade na hora de adquirir um produto ou serviço, já que ele pode comprar a partir de qualquer lugar, seja qual for o momento do dia e na modalidade financeira mais adequada para sua circunstância.

Dessa forma, investir no uso do CDC digital é proporcionar uma melhor experiência de compra para os consumidores de sua marca.

2- Fidelização de clientes

Outra vantagem de possibilitar o financiamento online é que isso contribui para a fidelização de clientes.

Afinal, quando há preocupação por parte do estabelecimento em proporcionar condições favoráveis para a concretização das vendas, o consumidor sente que suas necessidades são valorizadas. Desse modo, é provável que volte a realizar negócios com a empresa.

Além disso, indivíduos satisfeitos são mais propensos a indicar a marca para outros, criando um marketing positivo para a organização.

3- Vantagem Competitiva

O terceiro benefício é que disponibilizar o CDC digital como meio de pagamento vai destacar o seu negócio de outros dentro do mercado.

Só para exemplificar, se o cliente não tem condições de pagar o valor do total de um item à vista – e não deseja ou não pode utilizar o cartão de crédito para parcelamento – é provável que busque por outros estabelecimentos  para comparar as modalidades de crédito disponíveis.

Nesse caso, ao encontrar uma loja que possibilite o CDC digital, ele vai escolher fazer a compra com essa empresa. Não por ser a primeira opção, mas porque possui um diferencial nos métodos de pagamento.

Por isso, procurar maneiras de facilitar o crédito é um modo de atrair os clientes de outras marcas para o seu estabelecimento e uma oportunidade de propiciar o crescimento do negócio.

Em síntese, o termo “Buy now, pay later” é uma referência ao pagamento por meio do CDC digital, usado como mais uma estratégia para alavancar vendas e facilitar o acesso ao crédito.

Assim, por que não aproveitar todas as vantagens do pagamento digital?

Saiba como a Onidata pode conectar o seu negócio com as diversas modalidades de crédito!