
Você sabia que a sua fintech ou financeira pode fazer muito mais quando o assunto é crédito? A utilização de novas tecnologias digitais são capazes de facilitar a oferta de consignado privado.
Continue a leitura deste texto para descobrir como APIs e uma plataforma SaaS white label são capazes de revolucionar a maneira de fechar contratos em um ambiente on-line e com autoatendimento.
As dores das fintechs no crédito consignado privado
Grande parte das empresas de crédito ainda possui dificuldades em seus canais de venda. Não há integração entre as operações das suas aplicações financeiras ou plataformas web.
A tecnologia utilizada ainda é antiga, significando um alto valor gasto tanto com processamento quanto com manutenção, o que acaba dificultando a integração tanto com parceiros quanto com marketplaces. E, além disso, o desenvolvimento de novos produtos leva mais tempo.
Sem falar que, muitas vezes, os sistemas se conectam a partir da troca de arquivos que, durante o processo, podem se perder ou corromper algumas informações. Também, pode haver o risco de ocorrer alterações dos dados pelos usuários, gerando resultados inconsistentes e com erros.
O resultado? Caos total! Solicitações como portabilidade e refinanciamento não são processadas (ou são realizadas com erros), atrapalhando os negócios e prejudicando a credibilidade da empresa frente ao cliente final ou o setor de RH das empresas conveniadas.
O valor das tecnologias digitais no crédito consignado
Sua empresa não pode deixar que problemas como os descritos acima atrapalhem os negócios. Quanto custaria à sua reputação não conseguir, com segurança, realizar operações de crédito consignado privado? Corbans e canais de venda seriam muito prejudicados.
Pois saiba que a tecnologia digital pode ajudar. As APIs (sigla para interfaces de programação de aplicações) podem ser definidas como um conjunto de padrões de programação que permitem o desenvolvimento de aplicações associadas a serviços digitais. Na prática, são como intermediárias entre duas aplicações, realizando a integração e comunicação entre elas.
A partir da sua utilização, fica mais fácil que as integrações ocorram on-line, de sistema para sistema.
Um dos destaques das APIs é que fintechs, bancos, averbadoras ou outras instituições podem utilizá-las on-line, a fim de aumentar a qualidade e a segurança dos serviços prestados ao cliente, já que as informações estão disponíveis on-line nos canais de vendas.
Operações financeiras que antes eram presenciais, como é o caso de transferências e simulação de empréstimos consignados privados, hoje podem ser feitas em poucos cliques por conta da tecnologia digital.
Outra tecnologia digital fundamental para oferecer a melhor experiência em crédito consignado digital é a utilização de uma plataforma digital SaaS (Software as a Service) white label. A sua utilização permite usufruir de uma infraestrutura que oferece a agilidade na criação e oferta de novos produtos e serviços financeiros, como também a mitigação de problemas relacionados ao desenvolvimento da tecnologia e adequação à regulamentação brasileira.
7 vantagens da adoção de tecnologias digitais
1-Processo 100% digital:
O consumidor pode contratar um empréstimo sem sair de casa, em uma estrutura on-line prática com autoatendimento, sem a necessidade de ligar para uma central de contato. A satisfação aumenta, pois a contratação é simples e sem dores de cabeça, gerando mais credibilidade.
2-Desburocratização:
A modalidade de crédito consignado privado exige diversos processos que se, realizados manualmente, podem se revelar muito trabalhosos e sobrecarregar o setor responsável no relacionamento tanto com a sua financeira quanto com os colaboradores. Com a utilização de tecnologias digitais o processo se torna cômodo inclusive para as empresas que possuem convênio com a instituição financeira. Como as integrações ocorrem por APIs, não há a necessidade do RH fazer lançamentos e controles paralelos.
3-Rapidez na aprovação do crédito:
Todo processo é realizado on-line, com conexão direta com as averbadoras para o controle de margem. O consumidor final acaba dando preferência ao parceiro financeiro que simplifique e automatize o seu trabalho.
4-Segurança:
Há um número crescente de regulamentos relacionados à segurança dos dados sendo promulgados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados). Como a plataforma utiliza as melhores tecnologias digitais, garante a privacidade dos dados e acesso às informações.
5-Simulação e consulta na palma da mão:
Qualidade na prestação do serviço e informação. A vantagem se estende ao consumidor final que pode, diretamente, tirar dúvidas sobre o funcionamento dos processos relacionados ao crédito consignado privado como simulação do financiamento, valor das parcelas, taxas de juros ou margem consignável, emite 2ª via de boleto, consulta saldo devedor, antecipa parcelas ou refinancia o saldo devedor e ainda solicita portabilidade do crédito.
6-Canal de venda:
A integração por APIs possibilita que todo o processo de simulação e aprovação do crédito seja on-line e na hora. Isso é possível pela integração com a área de solicitação de crédito, além de gestão de contratos, central de atendimento, mesa de crédito, pontos de venda, internet banking e aplicativos. Com o back-office suportado pelas APIs, o canal de vendas pode continuar fazendo o atendimento ao cliente, no seu site, após a aprovação da proposta de crédito.
7-Redução de custos:
Todas as empresas envolvidas reduzem custos, já que todos os processos são realizados a partir do autoatendimento, além da diminuição dos valores investidos em processamento e manutenção. E todos esses fatores acabam impactando no que mais se deseja: o crescimento dos negócios e da receita.
Onidata: sua melhor escolha em plataforma white label de crédito consignado privado
A solução da Onidata é a porta de entrada da sua financeira para prover as melhores soluções de crédito. Ela é capaz de suportar toda a operação da sua empresa, desde a captação da proposta, análise de crédito e gestão do contrato.
Já está integrada ao Open Banking, atendendo às exigências do BACEN. Com uma estrutura de TI em white label, a aprovação do crédito é on-line e por meio das APIs o seu ambiente se conecta automaticamente com os marketplaces ou pontos de venda.
Entenda o funcionamento da solução white label da Onidata:
- Plataforma on-line 24 horas, 7 dias por semana;
- Integração por APIs de todas as funcionalidades;
- Estrutura de software (da captação à gestão);
- Software 100% em cloud computing;
- Estrutura de hardware hospedada na AWS;
- Atendimento e suporte aos usuários da sua financeira.
Entenda como a tecnologia irá proporcionar uma experiência diferente para seus clientes. Conheça a plataforma da Onidata!